10 filmes clássicos e modernos sobre Bruxas

O tema Bruxaria é explorado há décadas pelo universo do Cinema e da TV, que desde blockbusters a clássicos europeus vem fazendo a cabeça de cineastas que hoje presenteiam o mundo com obras de arrepiar as plateias.

Dos Mestres italianos Dario Argento e Mario Bava ao polêmico Found Footage que “enganou” muita gente no final do último milênio e que redefiniu um estilo. Além de Sam Raimi e Rob Zombie no auge da sua forma e, para engrandecer ainda mais esta lista, uma produção estrelada pelo grande Orson Welles, um filme feito para a TV que reuniu nada mais nada menos do que Wes Craven e Linda Blair, e uma obra tcheca recém-saída do forno.

10-filmes-classicos-e-modernos-sobre-bruxas-01
  1. A Bruxa de Blair

    The Blair Witch Project Daniel Myrick e Eduardo Sanchez | EUA |1999

    Em 1994 três estudantes de Cinema se embrenharam em uma floresta no estado norte-americano de Maryland em um projeto para um documentário cujo tema era um lendário grupo de bruxas do local, que teria torturado e assassinado inúmeras crianças anos antes. Um ano depois das primeiras filmagens dessa macabra história os equipamentos da produção do filme são encontrados, mas nenhum sinal dos jovens que, segundo o que eles gravaram, passaram os seus últimos momentos perdidos e assombrados por estranhas forças ocultas.

    a-bruxa-de-blair
  2. Suspiria

    Suspiria Dario Argento | Itália | 1977

    Viajando dos EUA para estudar em uma conceituada escola de dança na Alemanha, a jovem bailarina Suzy Bannion chega ao local previsto em uma noite de forte tempestade, mas não consegue entrar no prédio da escola, presenciando uma estranha cena de uma moça que fugia dali desesperada. No dia seguinte Bannion descobre que a jovem que ela vira fora brutalmente assassinada minutos depois. E após começar a sua rotina de treinamentos, aos poucos ela vai percebendo que a sua nova academia e residência são na verdade uma fachada para um estranho grupo que se reúne às escondidas.

    suspiria
  3. As Senhoras de Salem

    The Lords of Salem Rob Zombie | Grã-Bretanha/Canadá/EUA | 2012

    Na cidade de Salem, Massachusetts, a DJ Heidi Hawthorne recebe um misterioso pacote (uma caixa de madeira) com uma sinistra mensagem que diz “Presente das Senhoras”. No interior do pacote está uma gravação que a faz ter estranhos pesadelos em forma de flashbacks, revelando imagens do violento passado da sua cidade. Hawthorne luta para descobrir se aquilo tudo é uma jornada sua rumo à insanidade ou simplesmente uma mensagem do que está para acontecer em breve.

    as-senhoras-de-salem
  4. Necromancia

    Necromancy Bert I. Gordon | EUA | 1972

    Na pequena cidade de Lilith o misterioso Sr. Cato, proprietário de uma fábrica de brinquedos, encabeça a sua comunidade em bizarros rituais de magia, na tentativa de trazer de volta à vida aqueles que já se foram. E ao contratar um novo empregado para a sua fábrica, o Sr. Cato descobre que a bela jovem esposa desse rapaz – Lori – possui magníficos poderes sobrenaturais que o auxiliarão na sua mais desejada empreitada: trazer de volta do mundo dos mortos o seu filho.

    necromancia
    Filme também encontrado sob os títulos The Witching, Rosemary’s Disciples e The Toy Factory, devido aos seus vários relançamentos.
  5. Häxan: A Feitiçaria Através dos Tempos

    Häxan Benjamin Christensen | Suécia | 1922

    Um incrível longa-metragem da época do cinema mudo (o de maior orçamento feito na Suécia) que poderia perfeitamente hoje em dia receber o rótulo de “mocumentário”, Häxan (bruxa em sueco) apresenta de maneira dramática através de diversas vinhetas e cenas curtas a evolução da Bruxaria desde a Idade Média até o começo do século XX, quando uma controversa teoria dita científica associava esse universo de ritualística pagã a um tipo de histeria coletiva, bastante estudada na época.

    haxan-a-feiticaria-atraves-dos-tempos
  6. Baba Yaga

    Baba Yaga Corrado Farina | Itália/França | 1973

    A vida da jovem e bela fotógrafa de moda Valentina Rosselli começa a apresentar estranhos acontecimentos quando ela conhece a enigmática Baba Yaga em uma despretensiosa carona para a sua casa. A irresistível mulher parece conhecer tudo sobre a vida da fotógrafa, que começa a ter estranhos pesadelos ao mesmo tempo em que uma de suas máquinas fotográficas é tomada por uma maldição. Mas é somente quando Rosselli conhece a residência de Baba Yaga que ela percebe o risco que a sua vida corre.

    baba-yaga
  7. A Maldição do Demônio

    La Maschera del Demonio Mario Bava | Itália | 1960

    A Princesa Asa, acusada de bruxaria, fora barbaramente assassinada no século XVII, ao mesmo tempo em que jurara vingança contra o seu próprio irmão, responsável pela sua morte e a do seu grande amor. Duzentos anos depois, acidentalmente, um pesquisador e seu assistente encontram e abrem a sua tumba, libertando a irada princesa, que aproveita a ocasião para executar a sua vingança contra os descendentes daqueles que a justiçaram covardemente.

    a-maldicao-do-demonio
  8. Arraste-me para o Inferno

    Drag Me to Hell Sam Raimi | EUA | 2009

    Christine Brown, para conseguir uma promoção, precisa impressionar o seu chefe na instituição financeira em que trabalha, e a chance para isso surge inesperadamente quando uma senhora procura por ajuda no seu escritório. Devido às diretrizes da empresa a senhora acaba não conseguindo renovar os seus empréstimos, perdendo a sua residência, mesmo implorando pela ajuda de Christine, que a partir daquele momento se vê envolta em uma maldição que faz com que os seus dias virem um inferno na Terra. Sua única saída é através da ajuda de um vidente que tentará livrá-la do mal em que ela se viu envolvida.

    arraste-me-para-o-inferno
  9. Verão do Medo

    Stranger in Our House Wes Craven | EUA | 1978

    Julia vai viver com os seus tios após perder tragicamente seus pais em um acidente. Na casa da pacata família do interior inquietantes acontecimentos começam a surgir coincidentemente a partir do momento em que a nova moradora passa a viver ali, sem que ninguém perceba a origem de tudo, pois Julia seduz a todos com os seus encantos; exceto sua prima Rachel. Esta tem a sua família jogada contra ela por não cair nas artimanhas da visitante, tendo que lutar contra uma maligna presença para defender seus entes queridos.

    verao-do-medo
    Também relançado com o título de Summer of Fear.
  10. A Bruxa do Meio-Dia

    Polednice Jiri Sádek | República Tcheca | 2016

    Eliska inicia uma nova vida com a sua filha Anetka, de oito anos, em uma casa isolada, sem revelar certas verdades sobre fatos recentes à menina. Tudo muda quando a pequena descobre que o seu pai não viajara a trabalho, conforme sua mãe fez com que ela acreditasse. A partir daí a relação entre mãe e filha começa a arrefecer violentamente, abrindo uma brecha para o surgimento da mítica Bruxa do Meio-Dia. Materializando-se cada vez mais perto, a entidade passa a ser um mistério a ser resolvido; seria ela um perigo verdadeiro ou apenas uma invenção da agora perturbada Eliska.

    a-bruxa-do-meio-dia

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário