10 filmes de 10 países sobre zumbis, infectados e possuídos

Desde o final dos anos 60, quando o Mestre George A. Romero iniciou a sua Trilogia da Morte, o universo do Terror nunca mais foi o mesmo. E poucos artistas podem se gabar – como ele pode – de ter influenciado gerações de cineastas, escritores, ilustradores, desenvolvedores de games e músicos ao redor do mundo inteiro.

Aqui uma pequena mostra com 10 filmes sobre zumbis, infectados e possuídos que tem inundado as residências e as salas de Cinema mundo, ou submundo, afora.

[Rec] (Espanha– 2007)

[Rec]

Direção: Jaume Balagueró e Paco Plaza

Uma equipe de TV formada pela repórter Ángela Vidal e pelo cinegrafista Pablo acompanha membros do Corpo de Bombeiros de Barcelona, gravando mais um programa para a sua série chamada ”When You’re Asleep”. Uma chamada acaba levando todos para um prédio de apartamentos repleto de moradores assustados. Logo na sequência todos são trancados no local, devido a um perigo de contaminação, e colocados em quarentena. O que os aguarda na construção, e que tirará o sono de todos nas próximas horas, pouco a pouco começa a mostrar a sua cara; tudo registrado pela câmera de Pablo.

rec

Pontypool (Canadá – 2008)

Pontypool

Direção: Bruce McDonald

Um vírus mortal invade a pequena localidade de Pontypool, na província de Ontário, Canadá; e como ele se espalha, é um mistério que aos poucos vai sendo descoberto. O mais apavorante de tudo é que o contágio não se dá por vias usuais e, se desvendar a origem de tudo é uma tarefa quase impossível, encontrar uma maneira de parar a epidemia é algo desconhecido. Algo que se não for resolvido depressa não poderá evitar uma ação enérgica por parte da Polícia.

pontypool

Pelo Amor e Pela Morte (Itália/França/Alemanha – 1994)

Dellamorte Dellamore

Direção: Michele Soavi

No pequeno cemitério de Buffalora, na Itália, trabalha o coveiro Francesco Dellamorte, cujo maior desejo é o de se mudar da região. Em seu ofício solitário ele vivencia como ninguém a dualidade entre o amor e a morte quando ele conhece e se apaixona por uma série de misteriosas mulheres, todas tragicamente morrendo na sequência. Paralelamente aos seus romances, corpos começam a se levantar de suas tumbas e Dellamorte tem que destrui-los; e ele o faz sem se dar conta do que realmente acontece no local.

dellamorte-dellamore

Canibais (Austrália – 2003)

Undead

Direção: The Spierig Brothers (Michael e Peter Spierig)

Uma pacata vila de pescadores australiana é atingida por uma chuva de meteoritos que traz em seu interior uma infecção alienígena, transformando os seus moradores em mortos-vivos famintos por carne humana. Os poucos sobreviventes desse apocalipse se encontram em uma casa na fazenda de um estranho morador da região e juntos, percorrendo abrigos anti-bombas, estradas secundárias e propriedades abandonadas, eles descobrirão que os zumbis que os perseguem são os menores dos seus problemas.

undead

A Noite dos Mortos-Vivos (EUA – 1968)

Night of the Living Dead

Direção: George A. Romero

Um casal em visita ao túmulo do seu pai, em um cemitério isolado do mundo, é atacado por zumbis, e na tentativa de fuga a moça consegue se abrigar em uma casa abandonada, logo se juntando a ela um rapaz que procurava alguém no local que pudesse fornecer combustível para o seu carro. Rodeados por zumbis sedentos por sangue eles fazem o melhor que podem lacrando portas e janelas e na sequência descobrem mais cinco pessoas escondidas no porão da residência. Um atrito entre eles para ver quem será o líder do grupo acaba colocando em risco as suas melhores chances de sobrevivência.

night-of-the-living-dead

Maggie: A Transformação (EUA/Suíça – 2015)

Maggie

Direção: Henry Hobson

Um vírus começa a se alastrar, aos poucos transformando os infectados em zumbis canibais. As autoridades tomam medidas drásticas, adotando protocolos severos em relação aos infectados: todos são enviados para isolamento absoluto em campos preparados para recebê-los, até que a sua transformação em mortos-vivos esteja completa; dali por diante ninguém sabe qual o destino dos doentes. A jovem Maggie não escapa ao início da pandemia, e foge à procura de respostas para o que está acontecendo com ela. Mas nada deterá o seu pai de encontrá-la e trazê-la de volta para o seio familiar, na tentativa de salvá-la.

maggie

Zumbi 2 – A Volta dos Mortos (Itália – 1979)

Zombie

Direção: Lucio Fulci

Após abordar um barco aparentemente abandonado na costa de Nova Iorque a Guarda Costeira se depara com um zumbi dentro dele; tal barco pertencia a um cientista que desaparecera misteriosamente. Sua filha e um jornalista viajam às Antilhas na tentativa de encontrá-lo, porém lá chegando eles descobrem que por trás da morte do médico existe uma aterrorizante história de uma doença que traz novamente à vida os mortos, transformando-os em zumbis devoradores de carne humana.

zombie

Extermínio (Reino Unido – 2002)

28 Days Later…

Direção: Dannny Boyle

Um grupo de ativistas pelos direitos dos animais invade uma instalação onde são usados chimpanzés em pesquisas científicas e começa a libertar todos eles, ignorando as informações de um dos pesquisadores do local que diz que as cobaias estão infectadas. No mesmo instante todos ali presentes são atacados pelos animais de maneira sangrenta. Quatro semanas após o incidente um rapaz acorda de um estado de coma em um hospital abandonado e consegue se juntar a um grupo de sobreviventes que segue para Manchester, onde eles acreditam estar a sua única possibilidade de sobrevivência.

28-days-later

O Portal da Ressurreição (Japão – 2000)

Versus

Direção: Ryûhei Kitamura

Em todo o planeta existem 666 portais que conectam este mundo ao outro lado, todas essas passagens são ocultas. Em algum lugar do Japão se encontra o 444º portal, na Floresta da Ressurreição, onde nos dias atuais um grupo nada amistoso, como um fugitivo criminal e um grupo de gangsters, se encontra para resolver algumas pendências. Seus problemas têm início quando pessoas que foram assassinadas e enterradas no local voltam dos mortos, contando com a ajuda peculiar de um espírito maligno que também retorna, porém de eras passadas, para acertar as contas com os vivos.

versus

Zumbis na Neve (Noruega – 2009)

Død Snø

Direção: Tommy Wirkola

Um grupo de estudantes de Medicina, em suas férias de Inverno, sai para esquiar e é surpreendido por um velho e misterioso morador da região, que os alerta sobre uma maldição iniciada durante a Segunda Guerra Mundial, quando a localidade fora brutalmente ocupada por nazistas. A lenda diz que moradores locais revoltados com o método de ocupação sofrido por eles teria emboscado os alemães e os levado para morrer nas montanhas geladas próximas; e que a partir disso esses nazistas voltam para se vingar na forma de zumbis.

dead-snow

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário