10 filmes de terror found footage que você precisa assistir

O estilo Found Footage, que vem ganhando um grande espaço no universo do cinema mundial, nas últimas décadas foi agraciado com obras que hoje em dia já são consideradas clássicas, por muitos fãs do gênero Terror/Horror/Gore. Mesmo que muitos desses filmes sejam relativamente recentes em relação à própria história da Sétima Arte.

10-filmes-de-terror-found-footage-que-voce-precisa-assistir-01

Não é necessário se esforçar muito para relembrar longas como A Bruxa de Blair (The Blair Witch Project – 1999), Atividade Paranormal (Paranormal Activity – 2007), [REC] ([REC] – 2007), Cloverfield, o Monstro (Cloverfield – 2008), ou mesmo aquele que é considerado o pai de todos esses títulos: o mais do que polêmico filme italiano Holocausto Canibal (Cannibal Holocaust – 1980), do diretor Ruggero Deodato.

Como uma homenagem aos criadores dessas obras, o Pipoca com Sangue lista aqui 10 filmes pouco divulgados no Brasil, embora muitos deles sejam facilmente encontrados na internet, porém com pouca circulação pelo mercado cinematográfico dito estabelecido. Muitos deles são retratos perturbadores da alma humana; ou seja, um prato cheio para os amantes do Terror.

  1. Ponto de Vista: Um Filme Amaldiçoado

    POV: Norowareta firumu Norio Tsuruta | Japão – 2012

    Mirai Shida e Haruna Kawagushi apresentam um programa de TV cujo tema é o universo sobrenatural, e enquanto elas rodam uma gravação em vídeo enviada por um telespectador, estranhos fenômenos começam a tomar forma. Na tentativa de rastrear as origens da fita, elas chegam à escola secundária da própria Haruna onde, munidas de filmadoras, se preparam para investigar as ocorrências fantasmagóricas registradas originalmente.

    pov-norowareta-firumu
    Tradução literal do seu título original, pois a obra não possui ainda um nome oficial no Brasil.
  2. Filme Caseiro

    Home Movie Christopher Denham | Estados Unidos – 2008

    Clare e David Poe vivem um casamento que muitos gostariam de viver, em um lugar isolado, com uma casa perfeita e um casal de gêmeos, Emily e Jack, de dez anos de idade. Um dia as crianças começam a se comportar estranhamente, praticando crueldades contra animais e contra seus próprios pais. Sem entender ao certo o que acontece com seus filhos, os Poe decidem registrar tudo em vídeo; e conforme a situação piora, dia após dia, eles se dão conta de que os gêmeos sempre tiveram uma tendência para esse comportamento.

    home-movie
    Tradução literal do seu título original, pois a obra não possui ainda um nome oficial no Brasil.
  3. Porcos

    Long Pigs Nathan Hynes e Chris Power | Canadá – 2007

    Um documentário está sendo filmado; e nele é registrado o dia a dia de uma figura única na cidade: um canibal. Anthony McAlistar concordou em abrir a sua vida para dois jovens cineastas, e aos poucos os vai conquistando com a sua peculiar filosofia de vida. Porém, conforme os realizadores do filme vão conhecendo mais e mais sobre a vida do seu objeto de estudo, uma crescente tensão entre eles vai surgindo, culminando com uma última e bizarra entrevista.

    long-pigs
    Tradução literal do seu título original, pois a obra não possui ainda um nome oficial no Brasil.
  4. Matadouro

    Slaughterhouse* Carlos Junior | Brasil – 2012

    Cinco jovens amigos em um velho carro estão voltando para casa de viagem, quando param o veículo no acostamento de uma rodovia, a pedido de um deles. Então, um a um eles começam a desaparecer misteriosamente deixando um rastro de sangue e desespero. Na verdade, eles estão sendo levados para um matadouro por um maníaco que, ali, pretende matar a todos; mas não sem antes se divertir às custas de muita tortura e sadismo.

    matadouro
    * Título internacional
  5. O Lago Mungo

    Lake Mungo Joel Anderson | Austrália – 2008

    Alice Palmer, de dezesseis anos, morre tragicamente afogada em uma represa perto de sua casa. Após as autoridades constatarem que tudo não passara de um acidente, os preparativos para o seu enterro são providenciados, e quando tudo se finaliza, estranhos eventos começam a cercar e a adentrar a casa da família da jovem. Perturbados, os Palmer buscam a ajuda de um parapsicólogo que, aos poucos, começa a desenterrar a misteriosa vida dupla que Alice levava.

    lake-mungo
    Tradução literal do seu título original, pois a obra não possui ainda um nome oficial no Brasil.
  6. Infectado

    Afflicted Derek Lee e Clif Prowse | Canadá/Estados Unidos – 2013

    Dois grandes amigos decidem realizar uma viagem ao redor do mundo, registrando todos os passos da sua jornada através de um blog. Após um encontro com uma bela mulher em Paris, um dos rapazes adquire uma estranha doença que, a princípio, o faz realizar proezas físicas inimagináveis, mas que logo começa a consumir o seu corpo e a sua identidade. Longe de casa, resta aos dois encontrar a fonte de tudo isso, na tentativa de reverter essa infecção.

    afflicted
  7. A Presença

    Die Präsenz Daniele Grieco | Alemanha – 2015

    Markus, um estudante de Antropologia aficionado por mistérios é informado por seu amigo Lukas da existência de um castelo envolto em uma assombrada história familiar. Logo os dois jovens e mais uma amiga decidem procurar o local para ali passarem alguns dias. Na esperança de desvendar um grande enigma, eles levam equipamentos para gravar tudo o que vier pela frente. E embora o começo da aventura não desperte grandes emoções nos três, com o tempo eles descobrirão da pior maneira possível que a lenda que envolve o local é real.

    die-prasenz
    Tradução literal do seu título original, pois a obra não possui ainda um nome oficial no Brasil.
  8. A Sequência Fantasma

    The Ghost Footage Jason Day-Boisvert | Canadá – 2011

    Jason Greenwood é um vídeo-logger entusiasta de filmes caseiros que apresentam atividades fantasma. Conforme o seu diário digital no Youtube evolui, e mais e mais vídeos vão sendo postados por ele, uma estranha entidade começa a visitá-lo em sua residência. Na tentativa de descobrir o que realmente se passa, Jason convoca o seu melhor amigo Alan para explorar detalhadamente a sua casa, quando os dois passam a presenciar inexplicáveis acontecimentos.

    the-ghost-footage
    Tradução literal do seu título original, pois a obra não possui ainda um nome oficial no Brasil.
  9. As Fitas de Poughkeepsie

    The Poughkeepsie Tapes John Erick Dowdle | Estados Unidos – 2007

    Em setembro de 2001 a polícia da pequena cidade de Poughkeepsie fez uma descoberta aterradora: dez corpos enterrados no quintal dos fundos de uma residência. E dentro da casa uma mórbida coleção de 800 muito bem organizadas fitas de vídeo, cujo conteúdo detalhava a “carreira” de um dos mais doentes assassinos em série dos EUA. A partir dessa descoberta coube às autoridades a árdua tarefa de descobrir o autor das fitas/crimes, sem saber ao certo se ele continua na ativa.

    the-poughkeepsie-tapes
  10. O Último Filme de Terror

    The Last Horror Movie Julian Richards | Grã-Bretanha – 2003

    O cinegrafista especializado em casamentos Max Perry registra, com a ajuda de um assistente, os seus próprios crimes em vídeo, na tentativa de – segundo suas próprias palavras – “realizar um filme inteligente sobre homicídio”. E durante o seu processo de criação/destruição ele deleita o público alvo de suas fitas com detalhes do seu “fazer artístico”, ao mesmo tempo em que orienta as suas vítimas/atores sobre como eles devem se portar naquilo que ele chama de o último filme de Terror da vida deles.

    the-last-horror-movie

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário