10 filmes de terror sobre exorcismo

O Pipoca com Sangue lista aqui 10 grandes filmes sobre exorcismo, este tema que fascina a tantos. Não por acaso o próprio filme O Exorcista, de William Friedkin, encabeça muitas relações dos melhores filmes de Terror de todos os tempos. E depois dele outros diretores também têm seguido os seus passos de maneira bastante aterrorizante.

10-filmes-de-terror-sobre-exorcismo-01

Possessão – The Possession (EUA/Canadá – 2012)

Direção: Ole Bornedal

Em um bazar de quintal uma menina compra uma pequena caixa de madeira toda trabalhada, com cara de antiguidade; porém impossível de ser aberta. Obcecada pelo objeto a garota acaba encontrando uma maneira de abrir o baú, mas acidentalmente liberta um antigo espírito maligno que estava aprisionado ali. Seu pai então busca a ajuda da comunidade judaica para salvá-la da maldição que invadiu o seu corpo.

Stigmata – Stigmata (EUA – 1999)

Direção: Rupert Wainwright

Uma moça que não possui nenhuma crença religiosa apresenta um estranho comportamento após receber um rosário de presente da sua mãe. A partir disso ela começa a falar com uma voz diferente da usual, forças ocultas se apoderam dela e marcas semelhantes às chagas de Jesus Cristo – os chamados estigmas – surgem em seu corpo. Imediatamente um padre é enviado pelo Vaticano para averiguar o caso, mas aos poucos também a sua fé começa a ser abalada.

O Ritual – The Rite (EUA/Hungria/Itália – 2011)

Direção: Mikael Hafström

Um seminarista, prestes a terminar a sua formação, é acometido por um forte sentimento de descrença em sua fé. Seu mentor o envia para o Vaticano para que ele participe de um curso sobre exorcismo; em uma manobra para restabelecer a crença do jovem. Na Itália ele se encontra com um exorcista jesuíta – Pe. Lucas – de práticas pouco ortodoxas, porém eficientes, em um aprendizado cujas aulas poucos encarariam.

Terror em Amityville – Amityville II: The Possession (México/EUA/Itália – 1982)

Direção: Damiano Damiani

Uma família se muda para a sua nova residência, sem se dar conta da real origem daquela localidade. Construída sobre um antigo cemitério indígena aos poucos a casa começa a revelar os seus aspectos mais sombrios, culminando com a possessão demoníaca de um dos seus novos moradores, que é forçado a se livrar de todos os seus familiares, um a um. Para evitar a proliferação desse mal somente o padre local poderá interferir.

O Último Exorcismo – The Last Exorcism (EUA/França – 2010)

Direção: Daniel Stamm

O Reverendo Cotton Marcus, desde que sua mulher teve sérias complicações no dia do nascimento do seu filho, vem questionando a sua própria fé. Ao participar de um documentário sobre a sua vida ele afirma categoricamente que exorcismos são fraudulentos, mas desde que tragam bons resultados são válidos, já que quem passa por um acredita nesse tipo de procedimento. Para provar o seu ponto ele acaba se deixando filmar durante o seu último exorcismo, mas não sabe que quem será posto à prova será ele.

O Exorcista – The Exorcist (EUA – 1973)

Direção: William Friedkin

Após brincar sozinha com uma tábua Ouija, a pequena Regan MacNeil é possuída por uma estranha força do Mal. Esgotando todas as possibilidades médicas da época a sua mãe, como última tentativa de salvá-la, recorre a uma ajuda espiritual. Sua única esperança será depositada no experiente Pe. Merrin que, através de um exorcismo auxiliado pelo recém-abalado em sua fé Pe. Karras, enfrentará não um demônio, mas o Mal em si.

O Exorcismo de Emily Rose – The Exorcism of Emily Rose (EUA – 2005)

Direção: Scott Derrickson

A jovem Emily Rose morre após ser submetida a um ritual de exorcismo pelo, agora encarcerado, Pe. Moore. Durante o seu julgamento o religioso – disposto a arriscar a sua reputação para revelar toda a verdade – conta com os serviços da advogada Erin Bruner. Porém inocentá-lo parece ser uma possibilidade praticamente impossível, pois ninguém acredita nas declarações que ele faz, todas envolvendo questões sobrenaturais difíceis de serem confirmadas.

Filha do Mal – The Devil Inside (EUA – 2012)

Direção: William Brent Bell

Através da filmagem de um documentário Isabella tenta entender o que aconteceu com a sua mãe, internada em uma instituição para pessoas mentalmente debilitadas na Itália, após um exorcismo mal-sucedido que causou a morte de três membros da Igreja. Durante as suas pesquisas e conversas com alguns padres ela se vê envolvida em uma série de exorcismos não-autorizados que a levarão a saber realmente quem foi a sua mãe.

O Exorcismo de Molly Hartley – The Exorcism of Molly Hartley (EUA – 2015)

Direção: Steven R. Monroe

Seis anos se passaram desde que Molly se graduou no Segundo Grau e agora ela se encontra sob cuidados em uma instituição para doentes mentais; e ao mesmo tempo está sendo acusada de assassinar duas pessoas. Sabendo de um pacto efetuado no passado que prometera a sua alma para o Diabo, ela espalha entre os funcionários e pacientes do local uma destruição de ordem sobrenatural. Sua única salvação pode vir de um padre excomungado que também busca por sua própria redenção.

Exorcistas do Vaticano – The Vatican Tapes (EUA – 2015)

Direção: Mark Neveldine

Uma jovem começa a ter nefastas experiências ao perceber que pessoas próximas a ela começam a se machucar, chegando algumas até a morrer. Suspeitando estar possuída ela se vê analisada por membros da Igreja, que acabam confirmando o seu maior medo. Porém quando um padre e dois exorcistas do Vaticano se deparam com o demônio que a atacou, eles descobrem que as forças que agem ali são mais fortes do que eles jamais imaginariam.

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário