3 sequências de terror tão boas quanto os filmes originais

Faz parte do imaginário coletivo do mundo do Cinema que poucas sequências de filmes valem a pena serem assistidas. Se a procura for separada por gênero provavelmente fique mais fácil encontrar alguns títulos que sejam exceção a essa regra. No mundo da Ficção Científica vale ser citado De Volta Para o Futuro 2 (Back to the Future Part II – 1989), assim como no gênero Drama há o aclamado O Poderoso Chefão 2 (The Godfather: Part II – 1974).

3-sequencias-de-terror-tao-boas-quanto-os-filmes-originais-01

Já o universo das obras de Terror não poderia ser muito diferente. Há muitos títulos que merecem uma atenção especial, mesmo carregando o estigma de serem sequências de filmes de sucesso. E por esse motivo acabam passando desapercebidos de boa parte do público. Por serem baseados em obras literárias independentes das que deram origem aos filmes originais, ou por possuírem uma equipe de produção experiente, alguns desses filmes surpreendem.

Wolf Creek: Viagem ao Inferno 2 (Wolf Creek 2) – AUS – 2013

Direção: Greg McLean

Greg McLean fez com o filme Wolf Creek, de 2005, a sua estreia na direção de longas-metragens; obra recebida com ressalvas pela crítica, mas que reúne incontáveis fãs mundo afora. A partir dela McLean teve o seu nome incluído pelo jornalista Alan Jones no seleto grupo de cineastas independentes denominado Splat Pack, passando a fazer companhia a diretores de peso como Rob Zombie, Eli Roth, James Wan, Leigh Whannell e Darren Lynn Bousman.

wolf-creek-02

Em tempos em que sequências de franquias clássicas ganham novamente espaço no Cinema, Wolf Creek conseguiu a façanha de criar mais uma figura lendária para o rol dos assassinos em série que levam ao delírio os amantes dos filmes de Terror. Só por esse motivo essa franquia já mereceria uma atenção especial. E sua sequência amplia os limites da violência e da carnificina espalhadas no Outback por um estranho colecionador/maníaco.

wolf-creek-01

Mick Taylor (magistralmente interpretado pelo ator John Jarratt) continua a rondar áridas regiões australianas, onde ele sabe que encontrará desavisados mochileiros à procura de aventura, e com o pretexto de ajudá-los – e sua imensa experiência como caçador – nem a polícia local no seu melhor estilo Mad Max consegue impedi-lo de capturar novas vítimas e levá-las para o que se torna o pior pesadelo que elas jamais poderiam imaginar.

Amityville 2: A Possessão (Amityville II: The Possession) – EUA – 1982

Direção: Damiano Damiani

Enquanto o filme original Horror em Amityville (baseado no romance de Jay Anson) fora dirigido por Stuart Rosemberg (de Rebeldia Indomável), a sua sequência teve o italiano Damiano Damiani na direção e Tommy Lee Wallace (diretor de Halloween III e A Hora do Espanto 2) no roteiro, nesta segunda empreitada de uma das franquias que mais rendeu títulos ao longo dos últimos 35 anos.

amityville-ii-the-possession-01

Baseado no livro Assassinato em Amityville (Murder in Amityville – 1979) do pesquisador austríaco de atividades paranormais Hans Holzer, aqui são narrados os acontecimentos que precedem aqueles apresentados no primeiro filme, ou seja, as origens da maldição que toma conta do casarão situado à Av. Ocean, 112, em uma anteriormente pacata localidade no estado de Nova Iorque.

A casa dos sonhos da família Montelli se torna realidade, mas junto desse sonho um pesadelo toma forma através do corpo do seu filho Sonny. Possuído por uma força maligna ele começa a semear o Mal entre aqueles que o rodeiam, preparando-se para uma ação que chocaria toda uma comunidade e que marcou o destino daquela construção para sempre.

Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver – BRA – 1967

Direção: José Mojica Marins

Segundo filme da Trilogia do Terror, que começou três anos antes, com À Meia-Noite Levarei Sua Alma e foi finalizada 40 anos mais tarde com o longa Encarnação do Demônio, Esta Noite Encarnarei no teu Cadáver dá sequência à saga do cineasta José Mojica Marins (que dirigiu os três títulos citados) na sua guerra heroica para concretizar filmes de longa-metragem de Terror no Brasil.

esta-noite-encarnarei-no-teu-cadaver-01

Se hoje o seu nome é reverenciado nacional e internacionalmente, através de uma série de TV, biografia e lançamentos da sua obra no exterior (onde o seu Zé do Caixão se torna Coffin Joe), um longo caminho foi percorrido até este momento. E muitas batalhas travadas com governos ditatoriais, Igreja Católica e críticos de Cinema. Mas nenhum deles foi páreo para o coveiro Josefel Zanatas, e a sua eterna busca por uma mulher perfeita que possa lhe dar um filho.

Se nem familiares e amigos Zé do Caixão poupara no início da sua jornada, agora recuperado do ataque de loucura que tivera e absolvido das acusações dos crimes recentemente ocorridos na sua comunidade, ele parte novamente em busca da sua obsessão. Desta vez mulheres começam a desaparecer misteriosamente e um detalhe une todas as sequestradas: a sua total ausência de fé. E através de bizarros experimentos Josefel escolherá qual delas estará apta a carregar no ventre o filho que lhe trará a imortalidade.

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário