3 séries que tiveram episódios proibidos na TV

Volta e meia aparecem na mídia especializada em cultura pop notícias sobre determinados episódios de séries de TV que foram proibidos de serem apresentados em algum país, por alguma razão geralmente ligada à moral, suposta incitação à violência, linguajar obsceno, racismo; e a lista de motivos parece não ter fim.

3-series-que-tiveram-episodios-proibidos-na-tv-01

Para quem habita países que experimentam períodos de censura à liberdade de expressão individual, e de imprensa, isso não é novidade. Porém, esse panorama atinge não somente nações governadas por regimes totalitários, mas parece também criar raízes em supostas democracias ditas liberais, onde produtores e artistas muitas vezes vêem seus trabalhos proibidos de serem veiculados, por motivos mil.

Aqui uma lista de três episódios de séries que foram censurados em seu país de origem, os EUA, mas que esporadicamente são transmitidos em outros países, como o Brasil, em sistemas de vídeo sob demanda, ou DVD. Um pedaço a mais da história de uma das nações que mais influenciam culturalmente o mundo, e como ela lida – ou não lida – com os assuntos tratados nestes episódios.

  1. Arquivo X - Lar (t04e02)

    The X-Files - Home Direção: Kim Manners | Roteiro: Glen Morgan e James Wong

    Em um episódio considerado por muitos fãs como um dos mais arrepiantes de toda a série, os agentes do FBI Scully e Mulder investigam a morte de uma criança com estranhos defeitos congênitos, em uma aparentemente pacata cidade. As primeiras pistas acabam levando os dois a uma família isolada cujos membros se reproduzem consanguineamente, criando mutações genéticas assombrosas.

    arquivo-x
    Veiculado originalmente em 11 de outubro de 1996.
  2. Mestres do Terror - Marcas do Terror (t01e13)

    Masters of Horror - Imprint Direção: Takashi Miike | Roteiro: Daisuke Tengan

    Dirigido pelo mestre japonês Takashi Miike, este episódio da série que reuniu grandes diretores do universo do Terror, em duas temporadas, não chegou a ser apresentado nos EUA devido ao seu conteúdo perturbador. Na trama um jornalista norte-americano no século XIX retorna ao Japão para reencontrar o seu grande amor, após tê-la abandonado anos antes. O que ele encontra, porém, é uma aterradora história que havia se abatido sobre a vida da moça.

    mestres-do-terror
    Seria veiculado originalmente em 27 de janeiro de 2006.
  3. Hannibal - Ovo (t01e04)

    Hannibal - Oeuf Direção: Peter Medak | Roteiro: Jennifer Schuur

    Em um episódio que também não chegou a ser exibido na TV norte-americana, uma série de assassinatos acontece envolvendo determinadas famílias, em eventos que deixam sempre a mãe para ser executada por último. Porém, um filho de cada uma dessas famílias sempre é poupado e estranhamente desaparece. Após sofrerem uma espécie de lavagem cerebral, essas crianças são condicionadas a aceitar a sua nova família, participando de um macabro jogo que os envolve em futuros crimes.

    hannibal
    Seria veiculado originalmente em 25 de abril de 2013.

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário