Ash vs Evil Dead: Um retorno épico para os fãs

Para os fãs da trilogia Evil Dead esta é a notícia do ano: uma sequência para a franquia começou hoje a ser transmitida pelo canal norte-americano de televisão por assinatura Starz. Melhor do que isso é saber que por trás dessa série estão os três principais responsáveis pelos filmes originais The Evil Dead (1981), Evil Dead II (1987) e Army of Darkness (1992): o diretor/produtor Sam Raimi, o produtor Rob Tapert e o ator/produtor Bruce Campbell, este último na pele do herói Ash Williams.

ash-vs-evil-dead-01

Para chegarem até essa série um longo caminho foi iniciado há mais de trinta anos com o filme Uma Noite Alucinante (título que The Evil Dead recebeu no Brasil), onde cinco jovens estudantes em seu Oldsmobile Delta 88 1973 (detalhe recorrente nos filmes de Raimi) decidem passar as férias de verão em uma pequena cabana isolada do mundo. No porão da velha construção eles encontram um estranho livro e um gravador contendo uma fita.

Ao ligarem o equipamento eles descobrem que tudo ali pertencia a um arqueólogo que estudava o conteúdo do bizarro livro, que na verdade era encapado com pele humana e sua escrita feita a partir de sangue. A fita também continha algumas passagens do livro que, acidentalmente, acabam despertando espíritos malignos do bosque ao redor da cabana. A partir disso um por um os jovens começam a ser possuídos por esses espíritos, dando início a uma das histórias mais idolatradas do Cinema nas últimas décadas.

De lá pra cá a marca Evil Dead tem aparecido em diversas outras criações, além da trilogia original, como no filme de 2013 dirigido pelo uruguaio Fede Alvarez; sequência essa, porém, que não apresentava o personagem Ash como protagonista. Embora de certo modo ele já tivesse reaparecido em 2008 no filme My Name is Bruce (dirigido e estrelado pelo próprio Campbell), mostrando as desventuras do ator ao ser confundido com o seu personagem mais famoso.

Para comprovar a importância de Ash e sua luta contra o Mal no cenário Pop vale lembrar que nos últimos 20 anos empresas da área de quadrinhos (como a Dark Horse Comics, pra citar somente uma) tem adquirido licenças para produzir obras baseadas nos filmes originais. Assim como jogos eletrônicos sobre a franquia tem sido lançados desde a década de 80 no mundo todo, ajudando a fortalecer o nome Evil Dead junto ao público que já o conhece e também expandido a sua visibilidade para além das telas de Cinema.

E isso não é tudo. Nos últimos anos ainda foram lançados um RPG baseado no terceiro filme da trilogia e um musical, em Toronto, baseado em toda a série de filmes, que de tanto sucesso passou a ser apresentado em Nova Iorque. Diante de tantas referências e de tantas aventuras já vivenciadas por Ash vale a pena dar uma checada na série para saber como toda essa saga continua.

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário