El Maleficio: Novela mexicana virará série no estilo thriller sobrenatural

O canal de TV por assinatura Starz (responsável por séries como Ash vs. Evil Dead) em parceria com a Televisa USA (braço norte-americano do conglomerado Televisa) está desenvolvendo uma nova série intitulada Maleficio, baseada em uma das mais populares telenovelas mexicanas de todos os tempos: El Maleficio, transmitida entre 1983 e 1984, em um total de 320 episódios.

Sob a responsabilidade artística de Mauricio Katz, autor e produtor na série The Bridge (que foi ao ar pelo canal FX entre 2013 e 2014), Maleficio contará ainda com o diretor e roteirista chileno Pedro Peirano (roteirista do aclamado filme No, estrelado por Gael García Bernal) como produtor executivo. Katz e Peirano escreverão em conjunto o primeiro episódio da série.

el-maleficio-01

A trama seguirá os moldes de um thriller sobrenatural cuja história será centrada na figura de Don Enrique De Martino, um poderoso homem de negócios que, para atingir o seu atual status e fortuna, havia feito um pacto mortal com o Diabo. Tema relativamente corriqueiro em séries contemporâneas, a telenovela original se mostrou audaciosa à época da sua transmissão, por ser a primeira a abordar o delicado tema do ocultismo e do terror.

El Maleficio – A Novela foi produzida pelo mexicano Grupo Televisa (sim, o mesmo do Chapolin Colorado e do Chaves) e transmitida originalmente pelo Canal de las Estrellas. Ela foi escrita por Fernanda Villeli, dirigida por Raúl Araiza e produzida por Ernesto Alonso. Alonso, aliás, também estrelou no seu papel principal como Enrique de Martino, dividindo a trama com a atriz Jacqueline Andere, no papel de Beatriz de Martino.

Em 1986 foi lançado o longa-metragem El Maleficio II – Los Enviados del Infierno, dirigido também por Araiza, e contando novamente com o superastro Ernesto Alonso no papel de Enrique de Martino. Alonso, falecido em 2007 aos 90 anos de idade, consagrou a sua carreira a produzir, dirigir e atuar em mais de 150 trabalhos na TV, o que lhe garantiu o título de El Señor Telenovela.

No Brasil El Maleficio foi ao ar pelo SBT (Sistema Brasileiro de Televisão) com o nome de Estranho Poder entre agosto de 1984 e abril de 1985, período em que foram ao ar 198 episódios. Na sua abertura produzida para o país a música-tema era cantada por Silvio Britto e, assim como acontece mundo afora, aqui também ela é considerada como uma das melhores telenovelas mexicanas já produzidas, aparecendo quase sempre entre as 10 mais de todos os tempos em publicações especializadas no tema.

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário