Freddy’s Nightmares: Uma série de terror dos anos 80

Apresentado pelo personagem Freddy Krueger – criado pelo gênio Wes Craven para o filme A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street – 1984), a série Freddy’s Nightmares apresentou semanalmente na TV dos EUA, entre outubro de 1988 e março de 1990, histórias de Terror envolvendo a população da pequena Springwood.

freddys-nightmares-01

Contando com duas temporadas de 22 episódios cada, esta série se apresenta como uma antologia de histórias, todas apresentadas por Krueger, ele próprio personagem de algumas delas, e todas passadas na localidade (fictícia) que se tornou conhecida por ser a residência, e o túmulo, de um dos maiores matadores em série que o Cinema já produziu.

Cada um dos seus 44 episódios se divide em duas partes, e em muitos deles um personagem da primeira metade do show se torna o protagonista da segunda metade. E, de maneira inédita para a época para um seriado em forma de antologia, muitos capítulos tiveram uma sequência que contava uma aventura previamente apresentada em capítulos já passados.

O piloto de Freddy’s Nightmares – intitulado No More Mr. Nice Guy – foi dirigido por nada mais nada menos do que Tobe Hooper (diretor de, entre outros, O Massacre da Serra Elétrica e Poltergeist). O próprio Robert Englund (o ator que dá vida a Freddy Krueger nos filmes e nesta série) dirigiu dois dos episódios; um em cada uma das duas temporadas.

freddys-nightmares-02

Englund, na verdade, é o único ator que participa da série e que também participara dos filmes A Hora do Pesadelo. Freddy Krueger apresenta histórias dignas da franquia, que vão desde o nascimento do monstro em que ele se tornou após o seu julgamento desastroso, acusado de vários homicídios, até aparições aterradoras para os habitantes que acreditam que ele não passa de uma Lenda Urbana.

Entremeadas pelos episódios protagonizados por Krueger estão histórias de arrepiar que envolvem o cotidiano da população de Springwood. E se o elenco de boa parte da série não é formado por nomes estrelares (à exceção de Englund, como antes mencionado), devido ao orçamento restrito dos seus produtores, vale a curiosidade de apreciar a participação do jovem Brad Pitt protagonizando um dos episódios da primeira temporada.

Para quem não teve a chance de assistir a Freddy’s Nightmares na época do seu lançamento, existem opções hoje em dia que permitem que, pelo menos parte da série, seja apreciada. Lançada no começo da década de 90 de maneira discreta e incompleta em VHS em alguns países (inclusive no Brasil), a série teve também um lançamento em DVD a partir de 2003 (sendo possível encontrar parte dela legendada em Português).

freddys-nightmares-03

E com o lançamento em Blu-ray de uma coleção com os sete primeiros longas da franquia A Hora do Pesadelo, nos EUA em 2011, um DVD que acompanha o box como extra inclui também dois episódios do seriado. Nesta década reapresentações também foram feitas nas TVs dos EUA, Inglaterra e Suécia. Sempre valendo a pena ficar de olho pois a qualquer momento ela pode ser reprisada.

Como, por exemplo, no canal de TV El Rey Network (www.elreynetwork.com), lançado em 2013 pelo cineasta Robert Rodriguez, que adquiriu os direitos de exibir toda a série. Ou seja, com um pouco de paciência e afinco os fãs de Freddy Krueger conseguem garimpar alguns episódios deste raro seriado e se deleitar com um produto menos conhecido da franquia.

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário