H.P. Lovecraft: Um texto inédito é encontrado e vai a leilão

A casa de leilões Potter & Potter localizada na cidade de Chicago, realiza no próximo dia 9 de abril o seu leilão Houdiniana, relacionado ao maior mágico e escapista que o mundo já viu, o húngaro radicado nos EUA, Harry Houdini. E entre itens curiosos, como algemas, cadernos de anotações e cartazes, está um texto de 31 páginas datilografadas chamado The Cancer of Superstition (O Câncer da Superstição).

h-p-lovecraft-the-cancer-of-superstition-01

O pequeno texto, encomendado em 1926 ao agora lendário escritor HP Lovecraft por Houdini, visava desbancar crenças supersticiosas e seus charlatães. Porém nesse mesmo ano – no dia 31 de outubro – a morte de Houdini impediu o prosseguimento do projeto, cujo primeiro capítulo fora publicado no ano de 1966 na coletânea The Dark Brotherhood and Other Pieces, do próprio Lovecraft com alguns outros colaboradores.

Na ocasião, The Cancer of Superstition foi creditado a Lovecraft e a CM Eddy Jr., porém o organizador da coletânea – August Derleth – salienta que o texto fora criado por Eddy Jr., com emendas e correções posteriores de Lovecraft, que também foi o responsável por uma sua sinopse. Tal detalhe leva a crer que as outras partes da obra encontradas recentemente sejam também de autoria de Eddy Jr., porém sempre com o dedo e a chancela de Lovecraft.

Dividido em três partes – “The Genesis of Superstition”, “The Expansion of Superstition” e “The Fallacy of Superstition” –, o que vai a leilão pela Potter & Potter é um trabalho que explora temas como bruxaria, magia negra e fetichismo, levando The Cancer of Superstition à conclusão de que a superstição é uma inclinação inata das mentes indolentes daqueles que rejeitam as conquistas da Ciência, segundo os seus idealizadores.

Com esta peça a casa de leilões espera um arremate sob valores próximos aos U$40 mil (com lances iniciados em U$13 mil). Um incrível estudo que somente poderia ter saído da mente de dois dos maiores artistas do século XX, que souberam como ninguém como explorar e expandir o imaginário dos seus seguidores e fãs.

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário