Hellboy, um Graphic Novel que você precisa conhecer

Com 2,10m de altura, pesando mais de 180 kg, de pele vermelha, cauda, cascos e chifres – cortados, mas ainda assim chifres – nosso herói tem como armas principais na sua batalha contra o Mal sua manzorra direita feita de pedra (The Right Hand of Doom), e sua pistola que mais parece um canhão portátil, forjada com metais sagrados. Criado pelo autor e ilustrador Mike Mignola, convenhamos, essa não parece ser a mais convencional descrição de um super-herói.

hellboy-01

Imagem: Dark Horse Comics – www.darkhorse.com

Tudo começa no final da Segunda Guerra Mundial, quando um grupo de ocultistas nazistas, liderado por Grigori Rasputin, executa um ritual em uma pequena ilha escocesa chamada Tarmagant na tentativa de invocar forças malévolas para salvar o que restara do III Reich. E embora tenham sido bem sucedidos a criatura revelada naquele evento acaba surgindo nas ruínas de uma igreja ao Sul daquele local, em East Bromwich, Inglaterra.

Ali se encontrava um batalhão Aliado liderado pelo 1° Sgto. norte-americano George Whitman, que contava ainda com a ajuda peculiar de três pesquisadores da British Paranormal Society. Sem saber exatamente o que esperar daquela missão esse grupo é surpreendido na noite de 23 de dezembro de 1944 por uma forte explosão e pela aparição de uma estranha figura, que a princípio pensaram ser um demônio.

Aparentemente inofensivo esse ser acaba se juntando à equipe que presenciou a sua “chegada”; e por ser do tamanho de uma criança, naquele mesmo momento ele ganha de um dos pesquisadores do grupo – o Prof° Broom – o apelido que o acompanharia dali em diante nas suas aventuras pelo mundo sobrenatural: Hellboy.

Através do Professor Broom foi possível esconder Anung un Rama (seu verdadeiro nome), e seus segredos, do mundo e entender um pouco mais do que realmente acontecera naquela sua primeira aparição, conhecida como “The Hellboy Incident”. Paralelamente a isso ele passa a desenvolver as suas habilidades como agente do Governo dos EUA, fazendo parte do BPRD – Bureau for Paranormal Research and Defense, responsável pela defesa do país contra ameaças ocultas.

Trabalhando nesse time ao lado de figuras tão incríveis quanto ele mesmo, Hellboy esconde um segredo obscuro, que lhe vem à mente sempre quando em confronto com seres como Rasputin: seu destino ao que tudo indica está conectado à destruição do mundo como o conhecemos, dando lugar a um reinado liderado por forças do Mal. E é baseado nessa sua batalha interna contra a sua própria origem e natureza que se desenrolam as suas aventuras.

Não parece haver muitas dúvidas entre os leitores de que estamos diante de algo inovador e que entrará para o rol dos grandes quadrinhos no futuro, apesar de relativamente novo. Como exemplo disso basta lermos a introdução à primeira edição de Hellboy – Seed of Destruction – escrita por Robert Bloch (autor do livro Psicose), que entre outras palavras registra: “Hellboy is a brilliant example of how to elevate the comic of the future to a higher literary level while achieving a higher pitch of excitement.”

No Brasil Hellboy é publicado, e também vendido diretamente, pela Mythos Editora (www.mythoseditora.com.br), que publica outros grandes títulos, tais como Conan, Tex, Besouro Verde, O Sombra; só para citarmos parte de suas obras. Lembrando que a editora conta com pré-vendas especiais com ótimos descontos em várias de suas publicações.

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário