O terror nas tragédias de William Shakespeare

Neste dia 23 de abril de 2016 terão se passado quatro séculos desde que o mundo perdeu aquele que é considerado o maior escritor da língua inglesa, e o maior dramaturgo de todos os tempos: William Shakespeare. Nascido na cidade inglesa de Stratford-upon-Avon em 1564, o bardo deixou um legado incomparável ao mundo das Letras, que o torna, por exemplo, o autor com mais obras literárias adaptadas para o Cinema; para citar aqui apenas uma de suas inúmeras façanhas.

o-terror-nas-tragedias-de-william-shakespeare-01

O Pipoca com Sangue presta uma pequena homenagem ao listar transposições de três de suas tragédias para a grande tela. Tragédias que evocam todo o terror que pode existir nas relações interpessoais, sejam elas familiares, políticas ou diplomáticas. Em sutis – e por vezes sanguinolentas – mostras do que é capaz o ser humano para atingir os seus objetivos, três diretores de renome souberam como ninguém engrandecer a obra de Shakespeare.

  1. Titus

    Titus Julie Taymor | ITA/EUA/ING | 1999

    O General Titus Andronicus retorna a Roma após batalha vitoriosa em que perdera filhos, mas fizera reféns, entre eles a bela Tamora, rainha dos Godos. Incitado pelo Senado a aceitar o posto de Imperador ele declina do pedido e indica Saturninus, o primogênito do governante anterior, para ocupar tal função. O agora Imperador Saturninus – em uma ação inesperada – reivindica Lavínia, filha de Andronicus e prometida ao seu irmão, para sua esposa, dando início a uma série de ações violentas e traiçoeiras que começam com o Imperador desposando a sua prisioneira Tamora e terminam de forma inacreditável.

    titus
    Baseado na tragédia Titus Andronicus
  2. Trono Manchado de Sangue

    Kumonosu-jô Akira Kurosawa | JAP | 1957

    Taketoti Washizu, após uma vitória imponente em campo de batalha, vê-se encurralado em uma floresta conhecida como Teia de Aranha, onde ele e um de seus comandantes se deparam com um ser sobrenatural que lhes prediz o futuro; porém de forma pouco provável que se concretize. Ao retornarem ao castelo do seu amo eles descobrem que parte da profecia começa a se materializar, conforme eles são agraciados com novos postos e propriedades. Porém, é no recato do seu lar com a sua esposa que Washizu é instigado a desejar mais do que ele acredita ser seu por direito.

    trono-manchado-de-sangue
    Baseado na tragédia Macbeth
  3. Coriolano

    Coriolanus Ralph Fiennes | ING | 2011

    O grande guerreiro Caius Martius, que adquirira o nome de Coriolanus ao vencer uma importante batalha, vive em uma Roma devastada pela fome e constantemente agitada por manifestações da sua população. Ao se ver envolvido na política local, incentivado por sua mãe, Coriolanus é rejeitado pelo povo, devido a suas atitudes truculentas e pouco convincentes, o que gera uma conspiração e o seu banimento da cidade. Isolado de todos, ele acaba se aliando a antigos inimigos de Roma em uma tentativa de se vingar daqueles que o execraram e o expulsaram.

    coriolano

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário