ScareHouse: Uma das casas de espetáculos mais assustadoras do mundo

Ainda faltam mais de quatro meses para o Halloween, mas muitos eventos voltados exclusivamente para esse período, nos EUA, já preparam as suas estruturas, os seus atores e as suas equipes técnicas para receber o seu público cativo. E nesse mercado, as chamadas Haunted Houses (Casas Mal-Assombradas) costumam invadir os quatro cantos do país, em uma competição que traz somente benefícios aos seus fãs.

scarehouse-01

Esse é um tipo de atração que, de maneira discreta, também tem os seus representantes aqui no Brasil, já há algumas décadas, através de parques de diversões como o Playcenter e o Beto Carrero World. Porém, nos EUA essas casas mal-assombradas também funcionam de maneira autônoma, em empreendimentos que concentram as suas atividades nas semanas imediatamente anteriores ao Dia das Bruxas – 31 de outubro – ou nos dias subsequentes a essa data.

A dinâmica dessas atrações é bastante simples, e segue o conceito dos tradicionais trens-fantasmas de parques de diversões. Porém, com um diferencial que faz com que o espectador atinja níveis mais profundos de medo, ou mesmo de pavor. Nessas casas mal-assombradas é o próprio visitante quem dita o ritmo da aventura, ao percorrer a pé corredores e salões que a todo momento são tomados por criaturas e sons desenhados especialmente para causar o máximo de medo nos corajosos que buscam esse tipo de diversão.

A cidade norte-americana de Pittsburgh, no estado da Pennsylvania, é sede de um dos mais famosos parques exclusivos para essa finalidade – o ScareHouse –, que costuma abrir durante os dias que antecedem o Halloween. De maneira muito semelhante, guardadas as proporções, ao que acontece com uma escola de samba brasileira do Rio de Janeiro e de São Paulo, essas equipes de técnicos e artistas – no caso, todos orgulhosamente da própria Pittsburgh – passam o ano todo planejando o espetáculo da próxima estação.

Fundado no ano de 1999, o ScareHouse conta com cenários, maquiagens e efeitos especiais dignos de produções hollywoodianas. E para atingir a qualidade que fez com que o evento fosse divulgado por todo o país ao longo dos últimos anos, através de importantes veículos de comunicação ou mesmo de grandes nomes do cinema, como o do diretor Guillermo Del Toro e o do ator Elijah Wood, o ScareHouse conta com uma equipe invejada de “Experts em Medo”.

Scott Simmons (Diretor Criativo), a Dra. Margee Kerr (Socióloga e pesquisadora sobre o medo) e Macabre Noir (Diretora de Arte) são os responsáveis por criar e desenvolver diversos ambientes assustadores, como The Summoning, que através da quase centenária construção onde o evento se passa revelará um mundo de sociedades secretas, rituais arcanos e visitantes demoníacos, tudo ambientado no ano de 1932. Ou o percurso Infernal, que abrirá os portões para um paraíso sombrio de torturas e tormentos.

Mas o clímax dessa aventura, que promete atrair muitos fãs, mas ao mesmo tempo fazer com que outros tantos tenham receio de percorrê-lo, é o espetáculo conhecido como The Basement. Nele as regras são bastante diferentes dos outros locais citados. Aqueles corajosos que entrarem no Porão serão tocados, dominados e vendados, e presenciarão cenas contendo alta-voltagem, material sexual, espaços apertados, aromas extremamente fortes e sustos impactantes.

Não à toa o visitante do Porão, maior de 18 anos, ter que assinar um documento eximindo os produtores do evento de quaisquer responsabilidades. Gestantes, cardíacos e aqueles com problemas respiratórios são recomendados a não participarem do espetáculo, além de ser proibido o uso de celulares no percurso e indicado que se vá com um sapato confortável. Detalhe: detentores de aparelhos marca-passos não são autorizados a entrar. Só essas pequenas regras já são um chamariz impressionante para os amantes do Terror.

Toda essa estrutura – que conta atualmente com a parceria da empresa Lengendary Entertainment, especialista em filmes, programas de TV e quadrinhos, responsável por obras como Jurassic World, The Dark Night Trilogy, Warcraft, entre outras – reabrirá as suas portas no próximo dia 16 de setembro, com o evento prosseguindo por outros 22 dias, conforme calendário no link www.scarehouse.com/location-hours. Compras de ingressos através do site também dão descontos especiais aos destemidos de plantão.

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário