Sequências de terror que continuaram com os diretores originais

Sequências, trilogias ou mesmo franquias inteiras de filmes são uma marca registrada do gênero Terror, que ano a ano traz novidades para satisfazer o seu público tão fiel e, por isso, cada vez mais exigente em termos de qualidade técnica ou simplesmente da boa e velha atração pelos sustos, especialmente aqueles ainda não explorados por nenhum cineasta.

sequencias-de-filmes-de-terror-dirigidos-pelo-mesmo-diretor-01

Aos cinéfilos que tentarem montar uma lista dos principais títulos que tiveram as suas histórias completadas, prolongadas ou recontadas, uma boa dose de instinto de detetive e paciência devem ser colocados em prática. Dezenas e dezenas de obras no universo do Cinema de Terror ganharam novos títulos, porém em muitas dessas ocasiões com equipes técnicas, ou mesmo elencos inteiros, diferentes.

Isso vale inclusive para a figura central em uma produção cinematográfica contemporânea: o seu Diretor ou Diretora. Frustrando muitos dos fãs diversas franquias mudaram de mãos ao longo de sua trajetória. Restando a poucos diretores a façanha de encabeçarem sequências de suas obras originais. E se dirigir uma sequência de um filme tendo dirigido o seu original já é raro, mais raro ainda é participar de uma trilogia completa, ou ir mais além.

Neste seleto grupo destacam-se nomes como Tobe Hooper (O Massacre da Serra Elétrica 1 e 2), Sam Raimi (trilogia Uma Noite Alucinante), José Mojica Marins (À Meia-Noite Levarei Sua Alma, Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver e Encarnação do Demônio), George Romero (A Noite dos Mortos Vivos, Despertar dos Mortos e Dia dos Mortos) e Wes Craven (e seus quatro filmes Pânico; este um verdadeiro recorde).

tobe-hooper-o-massacre-da-serra-eletrica

Tobe Hooper – O Massacre da Serra Elétrica

sam-raimi-uma-noite-alucinante

Sam Raimi – Uma Noite Alucinante (The Evil Dead)

jose-mojica-marins-esta-noite-encarnarei-no-teu-cadaver

José Mojica Marins – Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver

george-romero-a-noite-dos-mortos-vivos

George Romero – A Noite dos Mortos Vivos

wes-craven-panico

Wes Craven – Pânico

Mais recentemente outros diretores têm dedicado especial atenção em trabalhar sobre sequências de seus próprios filmes, como Rob Zombie e seus A Casa dos 1000 Corpos e Rejeitados Pelo Diabo (além das refilmagens Halloween 1 e 2), Eli Roth e seus O Albergue 1 e 2, James Wan com Sobrenatural 1 e 2 e Tom Six e sua polêmica trilogia A Centopeia Humana.

rob-zombie-a-casa-dos-mil-corpos

Rob Zombie – A Casa dos 1000 Corpos

eli-roth-o-albergue

Eli Roth – O Albergue

james-wan-sobrenatural

James Wan – Sobrenatural (Insidious)

tom-six-centopeia-humana

Tom Six – Centopéia Humana

Uma geração inteira de realizadores está valorizando mais as sequências de alguns de seus filmes; a ponto de eles mesmos se encarregarem disso; minimizando os riscos de decepcionarem seus fãs. Mas no momento a grande expectativa para os próximos meses se dá sobre três filmes que prometem definir novas trilogias de Terror dirigidas por um mesmo profissional, incluindo em posição privilegiada seus diretores neste grupo comentado aqui. São eles: Wolf Creek 3, The Purge 3 e Hellboy 3.

Primeiro longa-metragem do australiano Greg McLean, Wolf Creek: Viagem ao Inferno (Wolf Creek – 2005) trouxe ao mundo a figura de Mick Taylor (pelo ator John Jarratt), apavorante caçador de turistas do Outback, que já pode ser considerado um dos matadores mais incríveis do Cinema. Tão apavorante que ele voltou na sequência lançada em 2013, e já está escalado para o terceiro filme já anunciado. Além de ter gerado também uma série na TV australiana, que está sendo filmada atualmente.

greg-mclean-wolf-creek

Greg McLean – Wolf Creek

Já Uma Noite de Crime (The Purge – 2013) coloca em cena um argumento que faz com que muitas teorias da conspiração pareçam contos de fadas: uma vez por ano nos EUA, por 12 horas consecutivas, todo tipo de crime – incluindo assassinato – é legalizado; exceto aqueles que ameacem determinada parcela do escalão do Governo. Com essa mesma premissa o seu diretor James deMonaco voltou em 2014 com uma sequência, e também prepara um terceiro filme, que possui data de lançamento prevista para junho de 2016.

james-demonaco-the-purge

James deMonaco – The Purge

O cineasta mexicano Guillermo del Toro, conhecido também como um produtor e caça-talentos com olho apuradíssimo, foi o responsável por transportar para o Cinema em 2004 a HQ Hellboy (de Mike Mignola), sucesso estrondoso com o ator Ron Perlman no papel-título. Quatro anos mais tarde uma sequência foi realizada e, desde então, uma terceira obra tem sido esperada de maneira alucinante pelos seus fãs ao redor do mundo. O próprio Perlman sempre salienta que Hellboy nasceu para ser uma trilogia nas telas.

guillermo-del-toro-hell-boy

Guillermo del Toro – Hellboy

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário