The Wake: Uma minissérie de terror imperdível da Vertigo

The Wake é uma minissérie em dez volumes lançada nos Estados Unidos pelo selo Vertigo (DC Comics) entre julho de 2013 e setembro 2014. Escrita por Scott Snyder e ilustrada por Sean Murphy, sua trama envolve o descobrimento de uma estranha criatura aquática, em um fascinante enredo que mescla mitologia e ciência, e leva o leitor rumo aos limites do conhecimento humano, mas também aos limites do pavor.

the-wake-01

Imagem: Vertigo Comics – www.vertigocomics.com

Em sua primeira metade esta história nos apresenta a bióloga marinha Dra. Lee Archer (especialista em vocalização cetácea), recrutada pelo chamado Departamento de Segurança Interna (DSI), órgão que ela vem combatendo veementemente através de seus escritos, por não concordar com as suas recentes ações, especialmente um projeto chamado S-NET. Tentando deixar as suas diferenças de lado (pelo menos momentaneamente) tal departamento a procura por outro motivo.

Através do Agente Astor Cruz é mostrada à doutora uma gravação capturada acidentalmente no Alasca; uma estranha “voz” ou canto. Seu apoio é solicitado na identificação da origem do misterioso som; e após a sua recusa em colaborar, finalmente – com o auxílio de uma pequena chantagem do DSI – ela cede. Imediatamente transportada para uma base subaquática secreta, ali ela se junta a um seleto grupo reunido para estudar o achado.

the-wake-02

Imagem: Vertigo Comics – www.vertigocomics.com

Um incidente na chegada do grupo à base, e a Dra. Archer se esgueira pelas instalações do local, quando então ela descobre a verdadeira razão de tal expedição: fora capturada uma horrenda criatura marinha, desconhecida de todos; um humanoide semelhante a um mitológico tritão. Tudo parece sob controle enquanto a fera está enjaulada, o que acontece por pouco tempo; livre para espalhar o seu veneno alucinógeno e atordoar as suas presas, ela começa a atacar.

O que parecia ser o fim para alguns se torna o começo para outros. Duzentos anos se passaram desde os eventos assustadores acontecidos em 2014, apresentados na primeira metade de The Wake. E, ninguém se lembra como, agora as cidades se encontram inundadas. Pequenos grupos de pessoas se concentram ao redor do que resta de água potável, agonizando pela sua sobrevivência.

Uma jovem chamada Leeward vasculha a sua região, em um ambiente pós-apocalíptico, comercializando no mercado negro as assustadoras cabeças das criaturas que dominam agora os oceanos, os chamados Mer, às quais ela “pesca” com a ajuda do seu amigo Dash, um golfinho. Tais Mers se tornam maiores e mais fortes a cada ano. Sendo difícil a sua captura ou extermínio.

the-wake-03

Imagem: Vertigo Comics – www.vertigocomics.com

Governos decadentes se formam para controlar o que resta de pessoas e recursos. E embora a situação de todos seja de extinção iminente ainda persistem almas inescrupulosas que se aproveitam dos mais fracos. Leeward busca avidamente, através da pouca tecnologia de rádio que possui, um contato das profundezas, que lhe responda como aniquilar as criaturas que dominam os mares e inundam o planeta há tanto tempo.

Mas The Arm – um exército criado para proteger a elite que ainda resiste – parece querer que a população se mantenha “surda” perante sinais que poderiam salvar a todos. E no momento em que estava sendo presa por eles, Leeward recebe uma incrível mensagem em seu rádio, vinda de um passado remoto, anterior ao dilúvio que colocou a todos nessa situação, mas é capturada antes de tentar entender o que se passa.

Aproveitando um ataque que The Arm sofre pelos Mers, ela foge com a ajuda de Dash, mas se vê capturada pelos Outliers, piratas com fama de assassinos e canibais. Mas um entre eles compartilha das mesmas crenças de Leeward; isso é o suficiente para juntos atravessarem o planeta em busca da verdadeira origem da mensagem que tanto os intriga.

the-wake-04

Imagem: Vertigo Comics – www.vertigocomics.com

Com flashbacks bem delineados e personagens envolventes The Wake nos remete frequentemente a filmes clássicos de aventuras, monstros, ficção científica, ou mesmo a um belo suspense no melhor estilo Hitchcock. Uma colcha de retalhos cujas partes são todas reunidas ao final da história. Uma história curta, de prazeroso e tenso acompanhamento, que deixa o leitor sedento por mais.

Snyder, escritor conhecido por trabalhos tanto para a DC quanto para a Marvel, possui entre as suas obras títulos de comic books como American Vampire, Batman e Swamp Thing.  Além de ter lançado em 2006 o livro Voodoo Heart, uma coleção de contos. Já Murphy, desenhista e escritor, possui no seu currículo títulos como Off Road, Batman/Scarecrow: Year One, Hellblazer: City of Demons, Joe The Barbarian e Punk Rock Jesus.

Citamos aqui apenas parte das obras dos seus autores; para mais do trabalho de Scott Snyder e Sean Murphy visite as suas páginas oficiais:

https://www.facebook.com/ComicWriterScottSnyder

http://seangordonmurphy.com/

Sobre o Autor

Titi Gomez Já estive atendente de vídeo-locadora, ator, educador de uma creche, escritor, barman... Sou chegado em trecos DIY e tattoos... Go Vegan!

Deixe seu comentário